domingo, 8 de abril de 2012

ANIMÊ NO ORION - INFORMAÇÕES [1]

REGRAS DO CONCURSO COSPLAY

O presente regulamento objetiva proporcionar o bom andamento do concurso, assegurando a igualdade de condições a todos os participantes inscritos.

1. INTRODUÇÃO

1.2. O concurso cultural de cosplay será realizado no dia 22 de maio de 2011 no Animê no Orion 2011.
1.3. É responsabilidade dos organizadores do evento e do coordenador do Concurso de Cosplay o cumprimento destas regras e entrega dos prêmios.
1.4. A Interpretação do regulamento e avaliação de faltas cometidas é de responsabilidade do comitê organizador e não está sujeito a questionamentos.

2. AS CATEGORIAS
As categorias do concurso de cosplay são:
1- Sócios
2- Visitantes
O julgamento e as premiações serão separadas para cada uma destas categorias.






___________________________________________X_____________________________________________




4. APRESENTAÇÃO

4.1. O concurso será assistido por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. Por isso, é exigido do participante bom senso para a definição de sua apresentação.
4.2. Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do mesmo.
4.3. Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentado ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.
4.4. O(s) cosplayer(s) deverá(ão) estar presente(s) 15 (quinze) minutos antes da apresentação, seguindo a numeração dos inscritos previamente divulgada. Os cosplayers organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo staff responsável, serão desclassificados
4.5. A apresentação deverá ser de no mínimo 20 (vinte) segundos e no máximo 1 (um) minuto. Após o tempo estipulado esgotar, o grupo ou o participante será desclassificado, mas terá 20 (vinte) segundos de tolerância para o final da apresentação e saída do palco.
4.6. Os cosplays deverão se encaixar como: animes, mangá e videogame, e não necessariamente devem ser de origem japonesa.
4.7. É vetada a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos (hentai) como medida de segurança e integridade física para menores de idade e participantes em geral.






___________________________________________X_____________________________________________


4.8. Todos os cosplayers inscritos concedem permissão para serem fotografados pela organização do concurso, podendo as mesmas serem usadas para fins de divulgação e publicidade.
4.9. Quaisquer movimentos de acrobacia, ginástica, artes marciais ou de jogar armas deverão ser autorizadas pelo coordenador de cosplay.
4.10. Os inscritos deverão ser capazes de entrar no palco sem ajuda, o acesso poderá ser por escadas e não por rampas. Membros da equipe poderão estar disponíveis para ajudar a entrar e sair de cena, mas não para vestir e ajudar com as roupas, o que não o impede de ter ajuda de terceiros.
4.11. Inscrições poderão ser rejeitadas e canceladas pela coordenação por motivos de segurança, responsabilidade e violação de regras e leis públicas.
4.12. É terminantemente proibido o porte de explosivos, armas de fogo (mesmo descarregadas) e armas brancas com lâmina afiada (apenas objetos que não representem perigo para os presentes no evento serão permitidos). O porte deste tipo de objeto dará ao evento a autoridade da barrar o visitante na entrada e recolher o mesmo ao guarda-volumes, tendo o visitante o direito de retirá-lo no final do evento.






___________________________________________X_____________________________________________






5. APRESENTAÇÃO

5.1. O participante da categoria tradicional poderá utilizar um CD de áudio com o som para a sua apresentação. O cosplayer que utilizar este recurso deve testá-lo com antecedência e entregá-lo devidamente identificado, especificando a faixa e seu número de inscrição.
5.2. Não há limitações quanto à trilha sonora da apresentação, desde que seja condizente com a situação representada e não fira as regras anteriores.
5.3. Caso haja problemas de responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplayer for prejudicado, ele poderá repetir a sua apresentação no final do concurso. CDs defeituosos não se incluem neste caso.
5.4. O cosplayer se responsabiliza pela integridade de aparelhagem e acessórios do evento quando em seu poder. Ou seja, deverão tomar muito cuidado com os microfones e caixas de som. Caso seja permitido ao cosplayer segurar o microfone e ele o deixar cair no chão ou bater o mesmo, ele será desclassificado, seja o ato feito com esta intenção ou não.
5.5. Para a igualdade de todos os competidores, os cosplayers não poderão levar material adicional de som como microfones, guitarras ou qualquer tipo de equipamento eletrônico que não esteja expressamente permitido nas regras.




___________________________________________X_____________________________________________




5.6. Também não são válidos matérias e equipamentos adicionais como: datashow, máquina de fumaça e/ou espuma, telão, retro-projetor entre outros.
5.7. O evento não disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco.
5.8. Os cosplayers deverão levar para o júri material de apoio impresso como: letra de música, imagem do personagem, resumo de personalidade; desde que leve uma cópia para cada e uma para a coordenação do concurso. O mesmo deve entregar o material no momento da inscrição para o concurso. Vale destacar que o material de apoio deve ser coerente com a apresentação, cabendo a coordenação do concurso julgar se o mesmo se enquadra ou não dentro deste quesito.
5.9. Na categoria Grupo, os juízes serão instruídos a observar também a interação dos componentes do mesmo. Caso algum integrante fuja do contexto da apresentação, o grupo todo será desclassificado.
6. ATENÇÃO! ! ! EXTREMAMENTE IMPORTANTE! ! !
O cosplayer que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado, não podendo realizar sua apresentação no final das apresentações dos participantes que respeitaram sua ordem.
O tempo de cada apresentação será cronometrado. Aqueles que ultrapassarem seu tempo de interpretação serão DESCLASSIFICADOS do concurso, tendo sua nota com valor igual a ZERO. Além disso, terão 20 (vinte) segundos de tolerância para terminar sua apresentação. Excedendo este tempo, o áudio do CD ou do microfone será cortado e o participante convidado a se retirar do palco.

7. JULGAMENTO

7.1. As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final. A banca será composta de 5 (cinco) juízes.
7.2. Os quesitos de julgamento são “criatividade” e "roupa". Cada um receberá nota de 1 (UM) a 10 (DEZ), com intervalos de 0,25. A nota 0 (ZERO) será dada apenas aos cosplayers desclassificados.
7.3. Para o quesito "roupa", os juízes são instruídos a julgar sua dificuldade e fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.
7.4. Para o quesito "criatividade", os juízes são instruídos a julgar a originalidade da roupa e da interpretação da cena apresentada.
7.5. Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados e sujeitos a premiação, caberá ao presidente do júri decidir o desempate.
7.6. Os juízes se reunirão antes do concurso, para receber instruções detalhadas sobre o procedimento e os critérios de julgamento, e se reunirão após o concurso, para analisar o cálculo das notas e assinarem um documento, declarando estarem de acordo com os resultados finais do concurso.
7.7. Os juízes e apresentadores do concurso de cosplay são escolhidos pela coordenação do concurso.
7.8. As somatórias, médias e notas finais serão feitas pela coordenação do concurso.








OBSERVAÇÕES
Os prêmios serão anunciados no palco da festa.
Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e pela coordenação de palco. A decisão será soberana e inquestionável, não cabendo interferência da direção do evento. Exemplo: Proibição do participante segurar o microfone durante as apresentações ou criar premiações extras como melhor cosplayer infantil, prêmios honorários e prêmio especial do público.
Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário